EUA pressionam Lituânia para liberar trânsito de potássio da Bielorrússia via porto de Klaipeda

Iniciativa de Washington busca conter custos de adubação para agricultores norte-americanos e reduzir dependência do Canadá; governo lituano e diplomatas europeus resistem à flexibilização de sanções contra Minsk.

Publicado em 31 de outubro de 2026 às 22:39
Pedro

Conforme monitoramento da AMR Business Intelligence, o governo dos Estados Unidos busca persuadir a Lituânia a restabelecer o trânsito de fertilizantes potássicos procedentes da Bielorrússia através do porto marítimo de Klaipeda. A movimentação de Washington visa contornar disputas comerciais e tarifas que incidem sobre as importações do mineral oriundo do Canadá, reduzindo a dependência do produto canadense e barateando os custos operacionais de fertilizantes para os agricultores norte-americanos em um ambiente de preços internacionais valorizados. Articulações conduzidas pelo enviado especial norte-americano para a Bielorrússia , John Coale, junto a diplomatas lituanos buscam liberar o corredor logístico no mar Báltico para permitir a execução de compras bilaterais de cloreto de potássio junto a Minsk com descontos em relação às cotações globais.


A viabilização do escoamento, no entanto, depende da revisão de sanções impostas pela União Europeia contra o regime de Alexander Lukashenko, instituídas após as eleições de 2020 na Bielorrússia e ampliadas em decorrência do conflito na Ucrânia. Enquanto os Estados Unidos já flexibilizaram unilateralmente parte de seus bloqueios sobre a Belarusian Potash Company, diplomatas europeus manifestam forte oposição à reabertura do trânsito ferroviário e portuário por Klaipeda ou Riga (Letônia), apontando o risco de aporte de novas receitas ao governo bielorrusso. Paralelamente, o primeiro-ministro da Lituânia, Mindaugas Sinkevičius, afirmou que o país não pretende alterar sua diretriz restritiva, mantendo o bloqueio comercial no principal terminal báltico.

Gostou do artigo? Compartilhe

Deixe um comentário

Comentários (0)

Ainda não há comentários.