Boletim dos Portos do Oriente Médio e Região (17/06)
Operações seguem na maior parte da região, mas interferências de GPS e restrições específicas exigem cautela das embarcações
Nos Emirados Árabes Unidos, as operações em terminais como Fujairah, Jebel Ali, Sharjah, Hamriyah e Khalifa ocorrem sem interrupções. No Terminal de Petróleo de Fujairah (FOTT), o berço 6 encontra-se inativo e em manutenção, resultando em um tempo de espera estimado de três semanas para embarcações de carga geral, a granel e ro-ro. Um alerta de navegação (Nº 01/2026) precisou ser emitido devido a incidentes de interferência e falsificação de sinal GPS em áreas offshore de Fujairah, exigindo que os marinheiros considerem a área como de alto risco. Os portos de Ruwais e Abu Dhabi operam sob níveis de segurança ISPS 2 e 1, respectivamente, enquanto o grupo RAK Ports passou a aplicar uma sobretaxa de risco marítimo para as embarcações em suas instalações.
No Kuwait, os portos operam normalmente e os terminais de Shuaiba e Shuwaikh atuam em nível ISPS 2, contudo, a guarda costeira determinou a suspensão temporária das licenças de entrada para embarcações estrangeiras provenientes de portos iraquianos. Em Omã, a operação portuária é total (nível ISPS 1), mas os navios são obrigados a submeter uma carta oficial atestando a ausência de cargas perigosas para serem autorizados a entrar nas águas territoriais. Especificamente no terminal de Mina Al Fahal, é estritamente obrigatório que os navios possuam o sistema Doppler log em pleno funcionamento devido às interferências contínuas de GPS.
A Arábia Saudita opera com capacidade máxima, sem alertas ativos ou avisos das autoridades portuárias. No Bahrein, as movimentações de embarcações foram retomadas, mas de forma limitada; a APM Terminals atende das 06h às 18h e as operações da BAPCO permanecem suspensas. No Catar, a navegação comercial retornou totalmente desde 2 de maio, com o Ministério dos Transportes exigindo a máxima verificação dos equipamentos de segurança das tripulações.
No Iraque, os portos de Umm Qasr e Khor al Zubair funcionam normalmente, enquanto os terminais de exportação Basrah Oil Terminal e SPM Somo cessaram suas atividades. Por fim, Egito, Paquistão e Jordânia mantêm suas infraestruturas marítimas e de manuseio de cargas operando sem interrupções, englobando a estabilidade no Canal de Suez e no porto jordaniano de Aqaba, ainda que a Jordânia mantenha seu espaço aéreo bloqueado para voos rumo ao Catar, Emirados Árabes Unidos, Síria, Bahrein e Kuwait.
Deixe um comentário
Comentários (0)