Trump afirma que acordo com o Irã está "muito próximo" após trégua no Líbano

Presidente americano prevê novas conversas para o fim de semana e obtém aval apertado da Câmara para campanha militar, enquanto bloqueio naval força retorno de navios

Publicado em 16 de abril de 2026 às 19:47
Pedro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira que um acordo com o Irã está "muito próximo", embalado pelo anúncio de um cessar-fogo de 10 dias acordado entre Israel e o Líbano. O mandatário americano afirmou não ter certeza se a atual trégua com os iranianos precisará ser estendida, sinalizando que uma nova rodada de negociações diplomáticas com Teerã pode ocorrer já neste fim de semana. A perspectiva otimista, no entanto, esbarra na cautela do Ministério das Relações Exteriores do Paquistão — que tem atuado nas mediações —, cujo porta-voz informou que o segundo encontro entre EUA e Irã ainda não foi formalmente agendado.


No cenário político interno, Trump garantiu um respaldo fundamental para suas operações no Oriente Médio. A Câmara dos Representantes dos EUA apoiou a campanha militar do presidente contra o Irã ao derrotar, por uma margem estreita de 214 votos a 213, uma resolução impulsionada pelo Partido Democrata que visava limitar os poderes de guerra do Executivo.


Enquanto a via diplomática é testada, a pressão tática e econômica segue em força máxima. O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, enfatizou que Washington manterá o bloqueio naval ao Irã pelo tempo que for necessário, alertando que as forças americanas estão prontas para atacar alvos militares e de energia caso Teerã decida escalar o conflito. A rigidez do cerco foi confirmada pelo presidente do Estado-Maior Conjunto, Dan Caine, que relatou que as tropas americanas já forçaram o recuo de 13 navios que tentavam violar o bloqueio, medida que se aplica a todas as embarcações com destino ou origem nos portos iranianos.


Além do estrangulamento marítimo imposto pelos americanos, as tensões recentes deixaram um forte impacto interno no país asiático. Segundo dados da plataforma de monitoramento NetBlocks, o prolongado apagão de internet no Irã durou 48 dias e gerou um prejuízo estimado em US$ 1,8 bilhão para a economia local.


⚠️ Essa análise é só um recorte.

No canal da AMR, compartilhamos sinais de mercado e leituras em tempo real que não vão para as redes.

👉 Telegram: https://t.me/+hJWpaPTXJchmNjYx

Gostou do artigo? Compartilhe

Deixe um comentário

Comentários (0)

Ainda não há comentários.