Retomada da ANSA avança e Petrobras projeta reinício da produção de ureia nas próximas semanas no Paraná

FAFEN-BA e FAFEN-SE já operam próximas da plena carga e sustentam a recomposição da oferta doméstica de nitrogenados

Publicado em 8 de abril de 2026 às 12:28
Atualizado em 8 de abril de 2026 às 12:42
Pedro

A Petrobras confirmou que a unidade da Araucária Nitrogenados S.A. (ANSA), no Paraná — fabricante de ureia — está em fase final de preparação para retomada operacional, com previsão de início da produção nas próximas semanas. A reativação do ativo marca um avanço relevante na estratégia de recomposição da produção doméstica de nitrogenados, após período de hibernação e desinvestimento, e ocorre em um contexto de elevada dependência estrutural do Brasil por importações.


O movimento se soma à normalização das operações das FAFENs na Bahia e em Sergipe, que já operam próximas de 90% da capacidade, com fluxos consistentes de vendas para importantes polos agrícolas do Centro-Sul. Segundo a estatal, a ampliação da oferta interna de ureia é estratégica para mitigar a exposição do país à volatilidade do mercado internacional, especialmente em um ambiente ainda pressionado por disrupções logísticas e geopolíticas no comércio global de fertilizantes.


No médio prazo, a Petrobras também indica avanço no projeto da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), em Três Lagoas (MS), atualmente em fase de contratação. Com a consolidação desses ativos, a expectativa é elevar a participação da produção nacional de ureia para até 35% da demanda doméstica, fortalecendo a segurança de abastecimento e a previsibilidade para o agronegócio brasileiro.


Fonte: HP


⚠️ Essa análise é só um recorte.

No canal da AMR, compartilhamos sinais de mercado e leituras em tempo real que não vão para as redes.

👉 WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VbCFpDA9MF8z03MU963a

👉 Telegram: https://t.me/+hJWpaPTXJchmNjYx

Gostou do artigo? Compartilhe

Deixe um comentário

Comentários (0)

Ainda não há comentários.