Chanceler iraniano viaja ao Paquistão para tentar destravar negociações de cessar-fogo com os EUA
Visita ocorre após conversas com o alto escalão em Islamabad; presença de equipe americana no país sinaliza possível retomada das tratativas
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, viajará ao Paquistão para dar continuidade às negociações de um cessar-fogo com os Estados Unidos. A movimentação diplomática ocorre logo após o chanceler realizar conversas por telefone com autoridades de alto escalão do governo paquistanês. A informação foi confirmada por fontes de ambos os países a veículos da imprensa internacional, como CNN, Reuters e Associated Press.
O Ministério das Relações Exteriores do Irã anunciou nesta sexta-feira (24) que Araghchi debateu os recentes desdobramentos regionais e as questões atreladas à trégua com os EUA em ligações diretas com o ministro das Relações Exteriores do Paquistão, Ishaq Dar, e com o chefe do Exército paquistanês, Asim Munir.
Ainda não está claro se representantes do governo norte-americano participarão diretamente das rodadas de negociação em território paquistanês. No entanto, agências de notícias relatam que uma equipe prévia de logística e segurança dos Estados Unidos já se encontra em Islamabad. A articulação para uma nova rodada de conversas surge em um momento de forte instabilidade diplomática, ocorrendo dias após o fracasso de um encontro no início da semana — episódio que culminou no anúncio, por parte do presidente Donald Trump, do adiamento por tempo indeterminado do cessar-fogo na região.
⚠️ Essa análise é só um recorte.
No canal da AMR, compartilhamos sinais de mercado e leituras em tempo real que não vão para as redes.
👉 Telegram: https://t.me/+hJWpaPTXJchmNjYx
Deixe um comentário
Comentários (0)