Covestro, Fertiglobe e TA'ZIZ assinam MoU para Cooperação em Amônia e Ácido Nítrico
Acordo prevê fornecimento global com foco inicial em China e EUA; complexo em Abu Dhabi deve iniciar operações em 2028 com capacidade de 1 mi t/ano de amônia
A Covestro, a Fertiglobe e a TA'ZIZ assinaram um memorando de entendimento (MoU) para explorar a cooperação estratégica nas cadeias de valor de amônia e ácido nítrico. O acordo abrange desde arranjos comerciais de fornecimento até requisitos de infraestrutura, como armazenamento e transporte.
Segundo as empresas, o escopo da parceria contempla tanto opções de curto prazo quanto caminhos de longo prazo ligados à produção sustentável, incluindo amônia de baixo carbono (via captura de carbono) e amônia verde (de fontes renováveis).
Logística e Foco Geográfico
A Covestro avalia o recebimento de amônia da Fertiglobe em suas unidades globais. O foco inicial (curto prazo) está no abastecimento de plantas na China e nos Estados Unidos, com planos de expansão para a Europa no longo prazo. Os volumes de retirada (offtake) não foram divulgados.
Projeto TA'ZIZ em 2028
O comunicado também destacou o desenvolvimento da Zona de Produtos Químicos Industriais TA'ZIZ em Abu Dhabi. A previsão é que o complexo seja concluído em 2028, incluindo uma planta de amônia com capacidade de 1,0 milhão de toneladas por ano (parte de um complexo químico maior de 4,7 Mt/ano). A amônia é insumo essencial para a produção de MDI e TDI, utilizados em espumas de poliuretano.
Deixe um comentário
Comentários (0)